5. O Futuro regenerativo

UM CONVITE À CONCILIAÇÃO

Uma nova economia de impacto socioambiental está emergindo em todo o globo e exigirá mudanças profundas na nossa sociedade e na forma como vivemos.
Nosso futuro como humanidade depende de um novo modelo econômico, voltado à regeneração e à reabilitação do planeta. A integração da sustentabilidade à iniciativa privada, principalmente a partir de critérios asg, representa um grande avanço nos últimos anos, porém, isso é apenas a ponta do iceberg.

No médio prazo, é preciso que os modelos de negócio avancem de um olhar sobre as dimensões ASG para uma mudança nas suas relações com o ambiente e, principalmente, com os seus stakeholders. Isso já tem sido visto em negócios que desde sua concepção integram a geração de impacto socioambiental positivo ao seu core business. Isso é crucial para desenvolver modelos de negócios capazes de gerar valor enquanto promovem impacto positivo no ambiente e na sociedade.

Contudo, para garantir um desenvolvimento de fato sustentável, é necessário repensar os padrões de produção e consumo em uma nova economia, garantindo que estejam alinhados aos limites planetários.

Isso significa incorporar aos modelos de negócio, cada vez mais, os princípios da economia circular, da economia regenerativa e dos negócios de impacto, eliminando os resíduos e a poluição dos processos produtivos, mantendo os produtos e os materiais em uso pelo máximo de tempo possível e regenerando os sistemas naturais.

TROCANDO O “OU” PELO “E”: UM CONVITE À CONCILIAÇÃO

Os desafios socioambientais que o Brasil e o mundo enfrentam no século XXI são complexos e requerem uma mudança nos modelos mentais de pessoas e organizações.

Precisamos, mais do que nunca, de ação coletiva unindo governos, setor privado e sociedade civil na construção dessa economia emergente que é sistêmica, inclusiva, é do “E”, em que desenvolvimento econômico, justiça social e conservação ambiental são equilibrados numa mesma equação.

É hora de deixarmos de ver o meio ambiente e os povos tradicionais como inimigos ou barreiras para o desenvolvimento. Com novos olhares e espírito empreendedor, temos a chance de redescobrir nosso país, encontrando novas formas de gerar valor e riqueza a partir da nossa natureza e cultura vivas!

Os mercados globais estão se reinventando, e o Brasil possui um diferencial competitivo único, sendo o país com mais biodiversidade, uma das maiores áreas cultiváveis e uma das sociedades mais empreendedoras do mundo. Temos todos os ingredientes para construir um futuro próspero e sustentável para gerar empregos e desenvolvimento a dezenas de milhões de famílias.

VAMOS DESTRAVAR O POTENCIAL DO BRASIL PARA LIDERAR ESSA TRANSIÇÃO!

Sua organização atua promovendo impacto ambiental positivo?
Faça parte do Movimento Onda Verde!
Vamos mapear organizações e soluções que estão trabalhando para reverter os efeitos das mudanças climáticas no Brasil.