Explore

Matriz de oportunidades

Um guia para empreendedores e investidores que queiram alavancar uma nova economia de impacto ambiental positiva para o Brasil.

Nas escutas deste campo de pesquisa, identificamos oportunidades para novas tecnologias e modelos de negócios inovadores que possam endereçar os desafios mapeados em cada setor-chave ambiental.

Conheça

Principais setores da economia, seus desafios ambientais e as oportunidades emergentes

Agropecuária

Desafios ambientais do setor:

• Impactos da produção de alimentos em larga escala. • Rastreabilidade dos produtos. • Perdas de produção ao longo das cadeias de valor. •Assistência técnica ao produtor.

As oportunidades para o setor agropecuário são relevantes tanto para os cultivos industriais e em larga escala quanto para os cultivos menores e locais. Tais soluções podem trazer para as práticas de manejo as inovações em termos de captura e armazenamento de carbono no solo, bem como as boas práticas de integração de culturas (como no caso dos SAF e iLPF).

Outro componente relevante dessas oportunidades é a utilização da infraestrutura verde (ex.: florestas, corredores ecológicos, espécies que contribuem para o tratamento de efluentes, etc.) como ferramenta tanto para capturar e armazenar carbono quanto para o aumento de resiliência dos cultivos frente aos impactos das mudanças do clima.

Florestas e Uso do Solo

Desafios ambientais do setor:

• Baixa utilização de bioativos florestais. • Negócios para recuperação de áreas degradadas. • Crédito e financiamento para negócios agroflorestais.

As oportunidades voltadas ao setor florestal mostram a importância de viabilizar práticas de gestão que promovam a conservação e, ao mesmo tempo, mostrem-se atrativas do ponto de vista financeiro.

Essas oportunidades compreendem tanto soluções tecnológicas quanto soluções voltadas à inovação na gestão dos negócios, apontando tanto para a necessidade de fortalecimento da produção florestal quanto para sua integração com mercados e cadeias de valor mais estruturadas.

Indústria

Desafios ambientais do setor:

• Rastreabilidade dos produtos. • Integração de elementos de sustentabilidade no design de produtos. • Baixa utilização de bioativos na indústria.

As oportunidades para o setor industrial estão relacionadas à melhoria de processos, principalmente a partir de uma integração mais intensa da dimensão de sustentabilidade nos estágios iniciais dos processos produtivos. Além disso, há um grupo de oportunidades orbitando em torno da capacidade das empresas de rastrear os atributos de sustentabilidade ao longo das cadeias de valor dos produtos, com o intuito de fornecer mais informações ao consumidor (B2C) e ao comprador (B2B) para que estes considerem a performance socioambiental desses produtos em suas decisões de compra.

Logística e Mobilidade

Desafios ambientais do setor:

• Emissão de poluentes e GEE no transporte de cargas. • Mobilidade urbana concentrada em veículos a combustão. • Cobertura e qualidade dos transportes públicos.

As oportunidades para o setor de logística e mobilidade possuem uma característica particular: residem na interseção entre a atuação do setor privado e do setor público. Isso porque estão relacionadas à oferta e à qualidade dos sistemas de transporte. Por outro lado, a logística reversa também se faz presente como grande eixo de oportunidade de negócios, à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos, possuindo interação tanto com o setor de resíduos quanto com o setor industrial.

Energia e Biocombustiveis

Desafios ambientais do setor:

• Ampliação da geração distribuída. • Custos relacionados à energia renovável. • Vulnerabilidade climática do setor elétrico e de biocombustíveis.

As oportunidades no campo energético e de biocombustíveis apontam para dois eixos: eficiência energética e energias renováveis. Destaca-se nesse campo o fortalecimento da geração distribuída e a dimensão financeira como capazes de aumentar a competitividade da geração de energia renovável no mercado nacional.

Água e Saneamento

Desafios ambientais do setor:

• Cobertura e qualidade do saneamento básico. • Baixo aproveitamento energético do tratamento de efluentes (waste-to-energy). • Vulnerabilidade climática dos sistemas de saneamento.

No setor de água e saneamento, as oportunidades apontam para a eficiência no uso da água e para a oferta dos serviços de saneamento a populações de baixa renda. Como no Brasil ainda persiste um déficit da cobertura dos sistemas de saneamento, a partir do novo marco regulatório para o setor (Lei nº 14,026/2020), grandes oportunidades surgirão nos próximos anos para investimentos de impacto no setor.

Gestão de Resíduos

Desafios ambientais do setor:

• Coleta e tratamento adequados de resíduos. • Contaminação por descarte irregular de resíduos. • Baixos índices de reciclagem de produtos.

Para o setor de resíduos sólidos, as oportunidades apontam para o campo pós-consumo, tendo a logística reversa como grande eixo (numa interseção com o setor industrial). Por outro lado, a extensão da vida útil dos produtos pós-consumo também gerarão grandes oportunidades de negócios, seja pela extensão de sua vida útil evitando que se tornem resíduos (ex.: materiais de uso único), seja a partir do aproveitamento como insumos para novos ciclos produtivos (ex.: reaproveitamento/reciclagem).

Setor Financeiro

O setor financeiro possui um papel central na viabilização das oportunidades apresentadas neste estudo, agindo como um catalisador para os modelos de negócios e operações em cada setor-chave, e contribuindo para que o Brasil realize o potencial que tem de ser um líder global em termos de desenvolvimento sustentável.

Explore as soluções
Conheça os casos

Soluções

Para cada estágio do negócio, as estratégias ASG e de investimento de impacto podem gerar diferentes insumos para a atuação e a performance dos negócios, podendo mitigar impactos negativos ou promover impactos positivos em suas operações

A seguir, conheça as soluções que já estão se conectando com as oportunidades do setor!

Setores da economia
Lentes de análise
Impacto
Sua organização atua promovendo impacto ambiental positivo?
Faça parte do Movimento Onda Verde!
Vamos mapear organizações e soluções que estão trabalhando para reverter os efeitos das mudanças climáticas no Brasil.