Calcule gratuitamente o impacto climático de sua solução verde

A Calculadora de Impacto Climático mensura, em poucos passos, o potencial de redução de emissões de CO2 e outros indicadores climáticos de seu produto ou serviço.

CALCULE SEU IMPACTO!

Por que mensurar o impacto climático?

Dar visibilidade ao impacto gerado

Ao apresentar os cálculos sobre o impacto climático de sua solução, além de prestar contas ao mercado, você ainda aumenta a credibilidade e autoridade no setor em que atua.

Melhorar a tomada de decisões estratégicas

Ao utilizar a calculadora para realizar projeções de impacto, você consegue definir com mais precisão o caminho adequado para atingir seus objetivos sustentáveis.

Impulsionar o posicionamento de mercado

O cálculo de impacto positivo de sua organização pode ser usado para a comunicação, estratégias de marca e argumento de vendas, destacando o posicionamento ambientalmente responsável de sua solução.
CALCULE SEU IMPACTO!

Como utilizar nossa calculadora

1
Dados básicos

Para iniciar o cálculo de seu potencial impacto climático você precisará informar alguns dados básicos de sua organização, como: nome, e-mail, localização e área de atuação.

2
Fatores de impacto

Cada setor-chave tem seus fatores de impacto que são considerados para que o cálculo seja feito com uma abordagem específica para sua área de atuação.

3
Resultados

Após a inserção de todas as informações necessárias, a calculadora trará os dados, em indicadores como CO2 equivalente, sobre o impacto climático de sua solução.

Para quem é essa calculadora?

A calculadora é destinada a organizações que possuam projetos com potencial de gerar impacto climático positivo, independente do estágio de maturidade da solução. Ela foi criada a partir da matriz de oportunidades do Estudo A Onda Verde. Veja na imagem ao lado os setores para os quais temos metodologias disponíveis.

CALCULE SEU IMPACTO!

Como funciona a Calculadora de Impacto Climático

Os cálculos são feitos a partir da metodologia desenvolvida em parceria técnica com a WayCarbon e utilizando padrões internacionalmente reconhecidos, como IPCC, GHG Protocol e GPC. Ainda em versão Beta, a ferramenta vai incorporar novos indicadores e gerar resultados ainda mais precisos para cada setor-chave.

Conheça mais sobre como fazemos esses cálculos em nossa Carta Metodológica.

BAIXAR A CARTA!
Conheça os realizadores do projeto
Realizadores
Parceiro técnico
Apoiadores

Dúvidas Frequentes

Pra que serve a calculadora?

A calculadora tem como objetivo calcular o potencial de redução de emissões de CO2 equivalente e outros indicadores de impacto climático.

Nesse sentido, é possível usá-la para uma série de aplicações, como:

1) Realizar simulações e projeções de impacto de um determinado projeto.

2) Comparar o potencial de impacto de diferentes projetos.

3) Fortalecer o posicionamento da organização através de indicadores de impacto.

A calculadora é destinada a organizações que possuam projetos com potencial de gerar impacto climático positivo, independente do estágio de maturidade da solução.

A calculadora abrangerá todos os setores-chave da economia verde mapeados no Estudo A Onda Verde, isto é:

1) Florestas e Uso do Solo

2) Agropecuária e Sistemas Alimentares

3) Água e saneamento

4) Logística e Mobilidade

5) Energia e Biocombustíveis

6) Gestão de Resíduos

7) Indústria

8) Setor Financeiro

Os setores serão lançados de forma faseada. Atualmente, para 2023, além do setor Florestas e Uso do solo, já disponível, serão também lançados os setores de Agropecuária e Água e Saneamento.

Para usar a calculadora, é necessário informar os dados básicos de identificação da organização, como nome, estado base e documento (CNPJ ou CPF do fundador(a)).

Também é preciso fornecer informações específicas sobre os projetos em que sua solução atua. Tais informações variam de acordo com o fator de impacto selecionado. Se sua organização possui um projeto de reflorestamento, por exemplo, as informações pedidas serão área do projeto, bioma, fitofisionomia, expectativa de crescimento da área. Se o impacto do seu projeto estiver relacionado à redução do uso de insumos agrícolas, as informações solicitadas serão diferentes e assim por diante.

Para cada setor-chave, há uma lista de fatores de impacto atendidos pela metodologia. Para cada fator de impacto, há um conjunto específico de premissas e fórmulas de cálculo. Para o setor Florestas e Uso do solo, por exemplo, são 4 os fatores de impacto:

- Redução do uso de insumos agrícolas

- Redução da queima de resíduos agrícolas

- Prevenção de desmatamento

- Restauração de florestas

Com a evolução da ferramenta, a ideia é contemplar cálculos para cada vez mais fatores de impacto possíveis.

Para a maioria dos fatores de impacto, o resultado é expresso em termos de CO² equivalente removido ou evitado. Porém, está nos planos de evolução da ferramenta contemplar outras variáveis econômicas e de impacto, como empregos gerados, hectares preservados, entre outros.

Sim! Para isso é necessário:

1) Informar o CNPJ da organização ao preencher a calculadora

2) Possuir cadastro na plataforma com o mesmo CNPJ

3) Autorizar a incorporação das informações da calculadora ao seu perfil